domingo, 22 de agosto de 2010

VOCÊ ESTÁ NO AGORA, AGORA?


Todos os terapeutas, livros de auto-ajuda, mestres e mais um monte de gente que sabe viver com equilíbrio, são unânimes em afirmar que o único momento que realmente importa é o agora! O agora, o hoje, o presente, é o único momento em que realmente podemos fazer alguma coisa por nós e pelo mundo.
O agora é o que determina o amanhã e para que o amanhã seja frutífero é preciso plantar no momento presente.
É piegas? Sim! É lugar comum? Sim! Mas para e pensa, faz todo sentido do mundo...
Só podemos resolver mudar de vida no hoje, pq ontem não tem como e se resolvermos mudar amanhã, vixi, vai ser um protelar sem fim.
Claro que o comodismo no passado, a certeza da zona de conforto (por mais desconfortante que seja) nos dá mais segurança. É muito mais seguro nos agarrar às lembranças do que foi, mesmo que essas não sejam boas, do que arriscarmos a mudar e ter que começar tudo de novo.
Viver na esperança do que vai ser tb é bom, afinal dizem que quem espera sempre alcança mas nunca falaram que só esperar, sem fazer nada para conquistar, é inútil e fazer é algo concreto, logo, algo que só se pode fazer no momento presente, o único que fisicamente existe.

Como tudo no caminho da conquista da auto-estima e da auto-realização, viver no agora requer disciplina ("oia ela qui traveis") e desapego, não só do passado mas também das realizações.
Sobre o passado é preciso tratá-lo como algo que ja passou e que não tem como voltar atrás e mudar. É preciso ter consciência de que tudo que foi ,hoje nada mais é que uma lembrança. Esse exercício serve para trabalhar culpas e arrependimentos também.
Qdo o passado bater na cachola, apenas faça uma leitura superficial, não tente entender, pois a única coisa que ainda dá para fazer é mudar o que deu errado (vai por mim, logo abaixo você vai entender o que eu digo)
E quando é que conseguimos fazer isso? AGORA!
Sobre o futuro, quando falo de deixar para lá as realizações não estou falando de forma alguma em deixar de sonhar. Só quero que entenda que sonhar sem construir bases para que a realização do sonho aconteça, viver no "quando eu ...", viver na ansiedade do "na hora em que ..." e não fazer nada para que essa hora chegue é esperar em vão. E qual é a hora para mudar isso?

Minhas experiências no agora só me trouxeram coisas boas: sentir melhor o sabor das comidas, ouvir os sons da cidade, enxergar coisas que antes não via mesmo passando mil vezes pelo mesmo lugar, ser boa ouvinte, filtrar melhor minhas palavras, não expressar verbalmente tudo que a cachola manda ... melhor entendimento sobre mim mesma.
Falando sobre o agora, lembrei de uma entrevista que li na Revista Boa Forma, com a atriz Christine Fernandes, que linda e equilibrada aos 42 anos, ela disse que aprendeu a viver melhor quando começou a viver no momento presente. Na entrevista ela cita que não se lembra do que comeu no jantar pq aquele momento ja passou, e nem pensa no que vai fazer com o filho quando ele chegar da escola naquele dia pq naquele momento só existe para ela a repórter e a entrevista que ela esta dando, e que ela está 100% naquilo.

Esse post não era pra ser agora, ia deixar esse assunto mais para frente mas achei oportuno escrevê-lo depois de ter chorado um bocato na sexta-feira quando comecei a baixar umas músicas que me levaram a mais de 12 anos atrás. Comecei a me questionar sobre coisas que fiz, que não fiz, em que momento da estrada abandonei algumas pessoas e em que momentos elas me abandonaram. Vi que nada mais podia fazer, que a única coisa que me restava de todas aquelas "saudades" era pegar o telefone e ligar para as pessoas que ainda tenho como encontrar (agora), que posso voltar a dançar quando quiser (agora) e que só me resta transformar as saudades em lembranças (agora).

Viver no agora é viver de forma saudável e resolvi me concentrar 100% nisso.
Ta afim também? Só se for AGORA!

Dicas:
1) Embora eu seja uma devoradora de livros, esse eu nunca li mas quando o assunto é viver no agora todos indicam o livro "O poder do agora" de Eckhart Tolle. Quando eu ler,falo mais.
2) Ja ouvi pessoa que dizem que tem medo de viver no agora e esquecerem do passado. Bobagem, isso não acontece. O que pode acontecer é você só ter tempo de lembrar das coisas boas pq se esquecer de tudo, isso não tem nada a ver com o presente, isso é amnésia e precisa de cuidados médicos

Nenhum comentário: