quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

JA AGRADECEU HOJE?


Gratidão, segundo o dicionário significa qualidade de quem é grato, agradecimento, reconhecimento.

Eu sou uma pessoa grata. Ja fiz um post agradecendo a todos que acompanham o blog e me deixam recados, mas não sou grata apenas com as pessoas não.Eu agradeço a tudo: ao sol, a chuva, ao ônibus que eu perco, ao dia que vai começar.
Aprendi muito sobre gratidão com a filosofia da Seicho-no-ie.

Meu primeiro obrigado é ao abrir meus olhos pela manhã, e continuo falando obrigado por pelo menos mais uns 2 minutos. Parece forçado, e no começo é mesmo, mas quando vejo o quanto as coisas melhoraram para mim, como a qualidade das coisas e das pessoas que me cercam melhorou eu só posso dizer: obrigado!

Cheguei na estação do metrô lotadaça. Pensei vai demorar uns bons minutos para eu conseguir entrar , mas como a gratidão ja é coisa que brota naturalmente no meu peito agradeci por ter chegado até ali ja que a cidade estava um caos no dia anterior por causa de enchentes e muita gente nem em casa conseguiu chegar.
Parei na plataforma e depois poucos minutos consegui entrar sem que ninguém nem ao menos me empurrace. Meu coração agradeceu.
No mesmo instante um senhor se levantou e eu consegui sentar (trem lotado!) . Agradeci a ele e a Deus.
Tem como não acreditar no poder da gratidão?
Consegui sentar e continuar lendo meu livro da Monja Coen ,"Viva Zen", e me deparo com uma história contada por ela falando da gratidão das monjas que pedem esmolas. A cada doação uma oração e um gesto de gratidão.
Mesmo na época da guerra, quando as monjas eram chamadas de vagabundas e recebidas com um balde de água suja na cabeça elas agradeciam. Era o que aquelas pessoas tinham para doar naquele momento!

Lembrei da minha amiga Lu que aprendeu em sua religião que a cada dia precisamos agradecer no mínimo 3 coisas. Lembrei da minha querida Bia e seu "Dia da Gratidão" .Lembrei do quanto essas duas são iluminadas e do quanto sou grata por fazerem parte da minha vida.

Agradeço ao sol, agradeço a chuva. Agradeço a seca, agradeço a enchente. Agradeço ao ódio, agradeço ao amor. Agradeço a vida, agradeço a morte. Agradeço as palavras doces, agradeço as palavras ácidas. Tudo tem algo a me ensinar.
Agradeço a Deus, agradeço aos meus pais e meu amado irmão.
Agradeço ao Universo por me apoiar e ajudar a me tornar a pessoa que quero ser.
Agradeça você também.
E quando for magoado, for posto para baixo, se sentir triste agradeça mesmo assim.
Você não é obrigado aceitar, mas essas atitudes estão sendo doadas, portanto agradeça.

E você, ja agradeceu hoje?

Dicas
1) Não sabe ao que agradecer? Ora, e esse ar que você esta respirando, esse som que você está escutando, essas palavras que você esta lendo?
2) Diga obrigado algumas vezes. No começo essa palavra sai da boca, logo sairá do coração

6 comentários:

Van disse...

Agradeço sempre e hoje, especialmente , agradeço infinitamente meu dia de ontem que foi mais que perfeito, com enorme felicidade.

Deus é maravilhoso comigo e com minha vida e agradeço em todos os momentos !Grande Beijo e sempre aqui !

Cris João disse...

Obrigada pelo post! :)

Borboleta no Casulo disse...

Não tem nd melhor do que a gratidão. Temos que agredecer sempree msm!!
Bjs

vidarealdasam disse...

Olá queridíssima !!

Excelente sua postagem, vou começar a agir assim agora mesmo !!!
Eu sou daquelas bem rabugentas que logo saio resmungando por causa de tudo e o pior é que eu tenho consciência de que isso acaba piorando a situação e mais coisas ruins acontecem !! Preciso mesmo aprender a me controlar e a ver a Vida de forma mais serena e grata !!
Obrigada por compartilhar estes ensinamentos maravilhosos e tão simples de praticar para melhorar nosso dia a dia !
Gostei muito da maneira como colocou sobre aceitarmos o que as pessoas nos dão, pois é o que elas tem naquele momento para nos oferecer !! Incrível !!
Um super beijo e boa semana !!!

Frô disse...

Agradeço pelo post e por me lembrar do que deveria ser inesquecível - temos que agradecer mais.

Bj.

Roni disse...

Sou grato a você por me lembrar isso... realmente temos que agradecer e valorizar tudo, pois tudo na vida é passageiro e não temos controle do tempo...
beijo!
Roni.