sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O BOTE DO BEIJA-FLOR

Essa imagem,de Bence Mate e que foi campeã na categoria Mundo Natural no concurso realizado por uma ONG Britânica para escolher o Melhor Fotógrafo de Meio Ambiente 2010, por si só ja é maravilhosa e creio eu que rara: um beija-flor e uma cobra se preparando para um confronto. Mas ela me serviu como inspiração para escrever sobre uma coisa que todo mundo vive: o confronto com o seu lado bom e seu lado não tão bom assim.

O beija-flor seria nosso lado bom. Quem não pára pra ver esse bichinho lindo quando ele esta se alimentando em uma flor? O beija-flor sempre representou para mim um pássaro doce, meigo, que só se aproxima quando não se sente ameaçado, e quando chega ao seu objetivo final encanta quem esta por perto.
Todos temos esse lado "beija-flor"! Claro que em uns ele é raro mas em outros ele é gritante, mas todos temos momentos de doçura, de fragilidade, momentos em que encantamos as pessoas seja com uma palavra, com uma atitude, com um olhar, com um simples movimento. E assim como o beija-flor muitos de nós também só parte para o objetivo final quando não se sente ameaçado, quando não tem ninguém por perto para nos dizer o que e como fazer, para não nos desanimar, para não nos amedrontar...

A cobra seria o lado não tão bom assim. Embora as pessoas associem as cobras a atitudes de maldades, de fofocas e maledicencias eu acho a cobra um animal forte, corajoso e que não tem medo de enfrentar quem quer que seja quando o assunto é defender o que é seu.
Quem nunca falou mais alto para defender uma idéia, quem nunca deu um "bote" e desarmou uma pessoa que queria te prejudicar?
Assim como no caso acima, claro que o lado cobra se destaca mais em algumas pessoas que em outras e muitas, mesmo tendo esse lado, acabam escondendo pq disseram que não é legal ser assim mas um dia, nem que seja por um segundo (ou em um pensamento), o lado cobra aparece.

Eu vejo o ser humano assim sempre com esse confronto entre o "beija-flor" e a "cobra". Eu sou assim e conheço muita gente que também é.
Ninguém é 100% bom e nem 100% mau, 100% dócil e 100% bravo e esse equilibrio é que torna o ser humano capaz de viver e sobreviver.
O beija-flor caracteriza a boa convivência, a cobra o espírito de sobrevivência. Ambos tornam o indivíduo uma boa pessoa porém capaz de defender o que é seu.
"Hay que endurecer pero sin perder la doçura jamás" (Che Guevara)
Quando estava pensando no post me lembrei de um chefe muito bondoso, que ajudava muitos os associados que tinham dificuldades financeiras de se manter no clube onde eu trabalhava mas que virava uma fera quando alguém lhe chamava de bonzinho: " Me chame do que quiser mas nunca de bonzinho, pois as pessoas confundem com bobinho".
Por isso acho que é importante esse equilíbrio!

Quanto a mim tenho os dois lados bem equilibrados. Sou beija-flor na maior parte do meu tempo, em nome da boa convivência com as pessoas e para o bem do meu coração mas sei ser cobra e brigar pelo que penso, pelo que eu quero e pelo que eu sinto.

E vc, é mais cobra ou mais beija-flor?

Dicas
1)Ser beija-flor o tempo todo as vezes faz um outro animalzinho entrar na história: o sapo, que na maioria das vezes é engolido para que o beija-flor não bata asas. Que nada! Deixe a cobra dar sinal de vida e de o bote de vez enqdo. É libertador!
2)O contrário também acontece. Ser cobra o tempo todo, viver armando o bote pode afastar as pessoas de você e fazer mal para o coração.

Um comentário:

Frô disse...

Hummm... bom pra refletir. Como diz o Abujamra: "100% não existe [...] Todo ateu tem algum tipo de Deus no coração. Todo cordeiro tem um pouquinho de lobo [...]"

Ainda bem, né? 100% é algo chato.

Saudades!