
Eu não vou ser mais uma a falar que a maioria dos nossos problemas, de nossas dificuldades em se relacionar com o mundo estão enraizadas em como fomos criados e tratados por nossos pais, avós, professores ou qualquer adulto que tenha sido responsável por nós quando crianças. Todos os psicólogos e terapeutas são unânimes em afirmar que trazemos em nossa vida adulta os reflexos daquilo que fomos e se isso não for bem tratado em algum momento o bicho vai pegar e com certeza vamos empacar.
Nesses estudos, nessas buscas que faço sobre mim ja consegui listar uma série de dificuldades que enfrento porque não aprendi, porque não recebi instrução ou apoio o suficiente quando era criança. Minha independência emocional, por exemplo, não vem do afastamento dos meus pais e sim da super proteção que sempre tive. Isso também complicou o medo de me jogar na vida pois nunca tive uma mão me empurrando e dizendo "vai". Outras travas também estão relacionadas a minha infância mas ainda vai rolar muito assunto, o de hoje é apoio e força!
O comportamento que mais me chama a atenção nas pessoas e que tem tudo a ver com apoio é o maledeto "Eu não sou bom o bastante". É óbvio que uma pessoa que não confia em si, que não se acha suficientemente boa para encarar a vida só pode ter sofrido de uma puta privação de apoio.
Pode perguntar para qualquer pessoa insegura com o que vai fazer da vida, que tem medo de se arriscar, que ja cursou diversas faculdades e não concluiu nenhuma, que esteja infeliz principalmente na profissão se elas tiveram orientação suficiente e força de seus adultos para seguir a vida e principalmente confiar nela.
Longe de mim julgar afinal acredito que a gente só passa adiante aquilo que aprendeu e tenho certeza que eles fizeram o que sabiam, mas que tudo começa la atrás eu não tenho dúvidas. Cabe a nós irmos atrás de informações, encarar o nosso mundo e ensinar as nossas (hoje) crianças que elas também devem enfrentar os seus.
Vou dar um exemplo de apoio e força incondicional dados por uma mãe.
Eu adoro Lady Gaga, curto não suas bizarrices mas sua coragem de ser autêntica e transgredir, seu jeito de confiar no próprio taco (mesmo a mídia dizendo que não é bem assim). Muitas pessoas não gostam, criticam, abominam mas tem que aceitar que a moça é um fenômeno mundial. Ela é essa pessoa que teve a força da mãe ao seu lado quando pensou em desistir e hoje ela é quem é.
A história eu li no Portal Vírgula e é mais ou menos assim:
Em um momento de desespero, quando a carreira não deslanchava e as drogas estavam levando-a para o fundo do poço, Stefanie Joanne, a pop Lady Gaga, tentou se jogar de uma ponte em Nova York mas foi impedida pela mãe que a encorajou a continuar, dizendo para a filha o quanto era corajosa e talentosa. O resultado ta ai pra quem quer (e quem não quer) ouvir!
E você, teve apoio suficiente para conquistar o seu mundo? Se não teve, conquistou mesmo assim?
Importante: como toda regra nasceu para ser transgredida (eeehhhh) muitas pessoas que nunca tiveram o menor apoio venceram na vida e continuam indo atrás do seus sonhos.
Dicas
1) Você pode ser a força na vida de alguém. Lembre-se sempre que o que mais existe por ai é gente precisando de uma palavra amiga e um empurrãozinho
2) Existe muitos trabalhos terapêuticos e psicológicos que podem ajudar a preencher essa lacuna