segunda-feira, 1 de novembro de 2010

GENTILEZA GERA GENTILEZA, SEMPRE!

Desde que comecei a escrever o blog nunca fiquei tanto tempo longe mas tem duas semanas que não consigo sair antes das 20hs do serviço e quando chego em casa estou morta de cansaço. Mas vou confessar que essa minha terapia ta me fazendo falta viu, principalmente o comentário dozamigos visitantes.
Então, voltemos ao que me faz feliz!
Esse post nasceu de um fato que me aconteceu acho que mais de um mês atrás, mas como falar de coisas boas e principalmente sobre gentileza e respeito está sempre na moda escolhi o dia de hoje para contar essa historinha.
Aliás o tema veio bem a calhar afinal ontem acabou uma campanha política onde a falta de respeito e a agressividade entre candidatos e partidários deram o tom. Quem é viciada em twitter como eu pode presenciar vários atos de violência gratuita por divergências de opiniões, fato lamentável quando o exercício maior é o da democracia.

Bom,vamos ao assunto principal:
Tratar mal as pessoas é algo que eu nunca faço e quando preciso ser mais dura com alguém me sinto muito, muito mal. Até quando a "Claro" e a "Telefônica" me tiram do sério e eu esbravejo com seus atendentes me sinto péssima pois sei que eles não tem culpa.
Pessoas que tratam os outros mal também me tiram do sério, principalmente quando existe uma relação onde um está prestando serviço ao outro. É a mediocridade da "sindrome do pequeno poder"!

Desculpa aê, mas falta de respeito é uma coisa primitiva e eu não admito!

Pois bem, estava eu no Mc'Donalds dia desses, na hora do almoço em uma sexta-feira (ou seja, o inferno na Terra), quando uma atitude minha desencadeou uma atitude na atendente e ambas mudaram meu dia e me deixaram feliz.
Quem frequenta não só essa lanchonete, mas todas as grandes redes de fast-food, sabe que os atendentes não trabalham com cara de "amo muito tudo isso" e por ter um irmão que trabalha lá a anos sei tudo que eles passam para ter algum reconhecimento. De certa forma eu os entendo bem e por isso os respeito mais do que respeitaria normalmente.
Nesse dia acho que fiz a diferença para uma funcionária!
Chamei a menina para pedir um favor uma vez e percebi que ela me ignorou. Fiz sinal uma segunda vez e nada, ou seja, ja tinha motivos o suficiente para ficar nervosa ja que meu tempo ali era curto e precisava voltar ao trabalho.
Mantive a paciência e tentei de novo, na terceira vez ela não teve como escapar e veio falar comigo.
Foi ai que ela se deparou com uma situação que pela expressão dela me pareceu ser uma coisa rara: um cliente pedindo um favor educadamente e com um puta sorrisão na cara (eu!).
A atendente que até então estava me ignorando e chegou com a cara amarrada logo mudou o semblante.
A "cara feia" foi se desfazendo, um sorriso foi abrindo e se transformou em algo mais sincero que o meu.
Ganhei meu dia pois percebi que a forma como eu a tratei fez com que ela se sentisse valorizada, útil, fazendo parte de tudo aquilo e que o serviço dela, por mais insignificante que possa parecer para alguns que acham que o seu é mais importante pq está dentro de um escritório com ar condicionado, era absolutamente importante para mim naquele momento.
Uma atitude simples, corriqueira, que me trouxe mais uma vez a certeza de que ser educada e respeitar o outro só tras consigo uma carga muito boa de energia positiva.
Procuro viver minha vida assim, não espalhando coisas boas com palavras ditas da boca pra fora e sorrisinhos para tudo e para todos mas com atitudes que vem do coração.
E a humildade de pedir ajuda é uma boa atitude para espalhar essa semente.

Você ja mudou o dia de alguem e consequentemente o seu?

Dicas:
1) Para ter certeza que vai fazer algo do bem, faça algo que seu coração esta pedindo.
2) No farol, quando uma criança vier lhe pedir para comprar balas, não fale simplesmente não. Um sorriso e um obrigado, podem valer muito.


2 comentários:

Anônimo disse...

Olááá queridaaaa !!!!

Ó eu aqui vindo apreciar seus textos que amooo !!
E este é mais um !!
procuro sempre espalhar sorrisos e carinho por aí, pois já estive em várias situações "do outro lado" e sei que esta atitude pode mudar a vida de alguém, e não cai pedaço !
Abomino falta de educação e respeito seja com quem for, quando não tenho nada de bom pra dizer, prefiro manter meu silêncio.
Se todos tivéssemos consciência para aplicar estes pequenos atos de carinho todos os dias, com certeza viveríamos num mundo melhor e mais ameno.
Adorei !

Grande beijo no seu coração !!

Borboleta no Casulo disse...

Nosssaaaa, sou mt nervosinha as vezes o meu dia ta estragado e acabo "estragando" o dos outros tb. Tenho tentando mudar isso e realmente gentileza so gera gentileza!!
Bjs