quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VAI UMA FORCINHA AI?


Eu não vou ser mais uma a falar que a maioria dos nossos problemas, de nossas dificuldades em se relacionar com o mundo estão enraizadas em como fomos criados e tratados por nossos pais, avós, professores ou qualquer adulto que tenha sido responsável por nós quando crianças. Todos os psicólogos e terapeutas são unânimes em afirmar que trazemos em nossa vida adulta os reflexos daquilo que fomos e se isso não for bem tratado em algum momento o bicho vai pegar e com certeza vamos empacar.

Nesses estudos, nessas buscas que faço sobre mim ja consegui listar uma série de dificuldades que enfrento porque não aprendi, porque não recebi instrução ou apoio o suficiente quando era criança. Minha independência emocional, por exemplo, não vem do afastamento dos meus pais e sim da super proteção que sempre tive. Isso também complicou o medo de me jogar na vida pois nunca tive uma mão me empurrando e dizendo "vai". Outras travas também estão relacionadas a minha infância mas ainda vai rolar muito assunto, o de hoje é apoio e força!

O comportamento que mais me chama a atenção nas pessoas e que tem tudo a ver com apoio é o maledeto "Eu não sou bom o bastante". É óbvio que uma pessoa que não confia em si, que não se acha suficientemente boa para encarar a vida só pode ter sofrido de uma puta privação de apoio.
Pode perguntar para qualquer pessoa insegura com o que vai fazer da vida, que tem medo de se arriscar, que ja cursou diversas faculdades e não concluiu nenhuma, que esteja infeliz principalmente na profissão se elas tiveram orientação suficiente e força de seus adultos para seguir a vida e principalmente confiar nela.

Longe de mim julgar afinal acredito que a gente só passa adiante aquilo que aprendeu e tenho certeza que eles fizeram o que sabiam, mas que tudo começa la atrás eu não tenho dúvidas. Cabe a nós irmos atrás de informações, encarar o nosso mundo e ensinar as nossas (hoje) crianças que elas também devem enfrentar os seus.

Vou dar um exemplo de apoio e força incondicional dados por uma mãe.
Eu adoro Lady Gaga, curto não suas bizarrices mas sua coragem de ser autêntica e transgredir, seu jeito de confiar no próprio taco (mesmo a mídia dizendo que não é bem assim). Muitas pessoas não gostam, criticam, abominam mas tem que aceitar que a moça é um fenômeno mundial. Ela é essa pessoa que teve a força da mãe ao seu lado quando pensou em desistir e hoje ela é quem é.
A história eu li no Portal Vírgula e é mais ou menos assim:
Em um momento de desespero, quando a carreira não deslanchava e as drogas estavam levando-a para o fundo do poço, Stefanie Joanne, a pop Lady Gaga, tentou se jogar de uma ponte em Nova York mas foi impedida pela mãe que a encorajou a continuar, dizendo para a filha o quanto era corajosa e talentosa. O resultado ta ai pra quem quer (e quem não quer) ouvir!

E você, teve apoio suficiente para conquistar o seu mundo? Se não teve, conquistou mesmo assim?

Importante: como toda regra nasceu para ser transgredida (eeehhhh) muitas pessoas que nunca tiveram o menor apoio venceram na vida e continuam indo atrás do seus sonhos.

Dicas
1) Você pode ser a força na vida de alguém. Lembre-se sempre que o que mais existe por ai é gente precisando de uma palavra amiga e um empurrãozinho
2) Existe muitos trabalhos terapêuticos e psicológicos que podem ajudar a preencher essa lacuna

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O BOTE DO BEIJA-FLOR

Essa imagem,de Bence Mate e que foi campeã na categoria Mundo Natural no concurso realizado por uma ONG Britânica para escolher o Melhor Fotógrafo de Meio Ambiente 2010, por si só ja é maravilhosa e creio eu que rara: um beija-flor e uma cobra se preparando para um confronto. Mas ela me serviu como inspiração para escrever sobre uma coisa que todo mundo vive: o confronto com o seu lado bom e seu lado não tão bom assim.

O beija-flor seria nosso lado bom. Quem não pára pra ver esse bichinho lindo quando ele esta se alimentando em uma flor? O beija-flor sempre representou para mim um pássaro doce, meigo, que só se aproxima quando não se sente ameaçado, e quando chega ao seu objetivo final encanta quem esta por perto.
Todos temos esse lado "beija-flor"! Claro que em uns ele é raro mas em outros ele é gritante, mas todos temos momentos de doçura, de fragilidade, momentos em que encantamos as pessoas seja com uma palavra, com uma atitude, com um olhar, com um simples movimento. E assim como o beija-flor muitos de nós também só parte para o objetivo final quando não se sente ameaçado, quando não tem ninguém por perto para nos dizer o que e como fazer, para não nos desanimar, para não nos amedrontar...

A cobra seria o lado não tão bom assim. Embora as pessoas associem as cobras a atitudes de maldades, de fofocas e maledicencias eu acho a cobra um animal forte, corajoso e que não tem medo de enfrentar quem quer que seja quando o assunto é defender o que é seu.
Quem nunca falou mais alto para defender uma idéia, quem nunca deu um "bote" e desarmou uma pessoa que queria te prejudicar?
Assim como no caso acima, claro que o lado cobra se destaca mais em algumas pessoas que em outras e muitas, mesmo tendo esse lado, acabam escondendo pq disseram que não é legal ser assim mas um dia, nem que seja por um segundo (ou em um pensamento), o lado cobra aparece.

Eu vejo o ser humano assim sempre com esse confronto entre o "beija-flor" e a "cobra". Eu sou assim e conheço muita gente que também é.
Ninguém é 100% bom e nem 100% mau, 100% dócil e 100% bravo e esse equilibrio é que torna o ser humano capaz de viver e sobreviver.
O beija-flor caracteriza a boa convivência, a cobra o espírito de sobrevivência. Ambos tornam o indivíduo uma boa pessoa porém capaz de defender o que é seu.
"Hay que endurecer pero sin perder la doçura jamás" (Che Guevara)
Quando estava pensando no post me lembrei de um chefe muito bondoso, que ajudava muitos os associados que tinham dificuldades financeiras de se manter no clube onde eu trabalhava mas que virava uma fera quando alguém lhe chamava de bonzinho: " Me chame do que quiser mas nunca de bonzinho, pois as pessoas confundem com bobinho".
Por isso acho que é importante esse equilíbrio!

Quanto a mim tenho os dois lados bem equilibrados. Sou beija-flor na maior parte do meu tempo, em nome da boa convivência com as pessoas e para o bem do meu coração mas sei ser cobra e brigar pelo que penso, pelo que eu quero e pelo que eu sinto.

E vc, é mais cobra ou mais beija-flor?

Dicas
1)Ser beija-flor o tempo todo as vezes faz um outro animalzinho entrar na história: o sapo, que na maioria das vezes é engolido para que o beija-flor não bata asas. Que nada! Deixe a cobra dar sinal de vida e de o bote de vez enqdo. É libertador!
2)O contrário também acontece. Ser cobra o tempo todo, viver armando o bote pode afastar as pessoas de você e fazer mal para o coração.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

OBRIGADA!


Uma das coisas que aprendi desde cedo e que uso diariamente é agradecer.
Não o obrigado pelo obrigado obrigação, mas agradecer com a alma: ao sol, a chuva, aos meus pais, aos meus amigos, ao meu irmão, ao ônibus que chegou rápido, ao telefone que tocou na hora certa, ao passarinho que canta às 04 e meia da matina, ao avião que não peguei e principalmente a Deus que a cada novo obrigado me dá mais força e mais coisas boas.
E esse post é para agradecer:
  • Agradecer a Deus pela coragem que estou tendo de me expor e assim me ajudar e principalmente ajudar aos outro;
  • Agradecer por estar conhecendo pessoas com esse novo "trabalho";
  • Agradecer as pessoas que mesmo que não deixem recados, estão passando por aqui.
  • Agradecer vários amigos queridos (muito deles "sumidos") que ja me mandaram mensagens por e-mail dizendo que estão me acompanhando e melhor, adorando o blog!
  • Agradecer as pessoas que não conheço mas que estão me deixando recadinhos. E que tenho muita vontade de conhecer, como a Sam por exemplo.
Não uso contadores, ainda sou ansiosa demais para isso, mas é bom saber que pelo menos meia dúzia de pessoas estão gostando, aprendendo e me ajudando. Isso ja vale muuuuito a pena!

Aproveitei para fazer um primeiro post de agradecimento (ainda vou agradecer muito) pq ando meio sem tempo para escrever, embora assunto não falte.

Graças a Deus estou trabalhando muito e estou feliz! Quem me conhece sabe que o estar bem hoje é resultado imediato da mudança de sintonia que fiz a algumas semanas atrás.
Vamo que vamo, até o final da semana venho com tudo.

Para o alto e avante!

Dicas
1) Não costuma agradecer? Comece agora mesmo e sinta a diferença. Agradeça a tudo mesmo, de verdade. Até ao trânsito de cada dia. Agradeça até às coisas que vc ainda não tem mas gostaria de ter. Dizem que os anjos recebem nossos pedidos em forma de agrdecimento no presente e eu acredito nisso. No começo vai parecer forçado mas com o tempo você percebe como o Universo só traz coisas para que possa agradecer mais e , sempre.

domingo, 12 de setembro de 2010

SINAL QUE ESTA FUNCIONANDO

Sexta-feira no final do dia comecei a sentir uma súbita tristeza. Sabe aquelas tristezas que instantaneamente tiram seu sorriso do rosto, te deixam cabisbaixa e dá vontade de ir dormir na hora pra ver se passa logo?
Até escrevi uma frase meio que sem pensar no meu twitter mas que definiu tudo: "Vou dormir pq essa é única forma de não encontrar novamente, hoje, com a pessoa que causou essa tristeza em mim" (Sim, eu causei a minha tristeza!)

Estava bem, fui com os colegas de trabalho tomar uma cerveja e foi incrivel o efeito devastador: parecia que a cada gole de cerveja alguma coisa ia transbordando e me deixando triste (ainda bem que não passei do primiro copo)

A princípio eu não sabia o porque mas assim que fiquei sozinha comecei a entender aquela tristeza toda. Alguma coisa que alguém me falou naquele dia, em tom de brincadeira, tocou em uma ferida grande, algo que eu ainda não consegui curar.

Vale ressaltar que não foi o comentário em si que me fez mal, juro que ja passei da fase de me importar com a opinião dos outros. O que causou tudo isso foi entender que por mais que a gente limpe a casa sempre tem algo que fica encrostado e que precisamos limpar regularmente para que a sujeira não cresça mais e mais e sempre, e eu deixei esse assunto de lado. Encontrei um cantinho que ainda continua bem sujo, precisando de uma limpeza pesada e de uma atenção extra.

Me senti mal comigo, acho que até um pouco derrotada mas depois que resolvi jogar o problema para ser iluminado pelo lado bom das coisas acabei tirando uma boa experiência.
Entendi que qdo temos mais de 30 anos de vida para "curar" nada vai ser de um dia para o outro, entendi que se algo pegou tão pesado em mim é pq todo esse tempo que estou despendendo para me tornar uma pessoa melhor esta funcionando e deixando as coisas mais claras para eu trabalhá-las.

Eu estou mais atenta ao que me acontece e ao que preciso melhorar. E melhor, sem medo de enfrentar meus fantasmas e disposta a encará-los de frente

No final só tenho que agradecer.

Bom, vc deve estar curioso (a) pra saber o que é né? Mas dessa vez eu vou ficar na minha.
Não é uma coisa que eu ache legal dividir pois é algo que acho muito feio na minha personalidade e na das pessoas que tem esse mesmo "defeitinho"
A semana será para cuidar disso. Estar atenta a coisas que possam me levar de volta a isso, e saber a hora de parar.

E vc esta atenta àquilo que ainda te causa mal-estar?


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ON / OFF

Sabe aqueles dias em que o humor não está dos melhores e a gente se sente triste sem motivo? Pois é, todo mundo passa por isso, porque, por mais de bem com a vida que estejamos, somos humanos e isso basta para darmos uma caidinha.
Bom, nesses dias não há muito o que fazer a não ser tentar mudar a vibração e isso nem sempre é fácil.

A primeira tentativa é investigar o motivo de estar daquele jeito e quando descobre que aparentemente não existe nada que o tenha deixado assim, vixi chega dar até nervoso!
Você começa a achar que mais uma vez perdeu o controle de si e a tristeza até aumenta (ai ela encontrou um motivo).É como se alguém tivesse desligado um botãozinho.
Eu pelo menos me sinto assim...

Mas ja aprendi que tem coisas simples que me ajudam a mudar esse estado como num passe de mágica!
Não estou falando daquele telefonema surpresa, daquele e-mail que a tanto é esperado, do aumento de salário e nem da declaração de amor. Claro que tudo isso tem o dom de mudar tudo, é delicioso, mas estou falando de coisas simples, atitudes corriqueiras que não dependem de ninguém só de mim mesma.

Tem duas coisas que mudam a minha situação imediatamente, e pode ter certeza que não estou escrevendo o post por escrever, a muito tenho notado que essas duas coisinhas aparentemente normais tem o poder de mudar a minha vibração imediatamente e consequentemente mudar as próximas horas do meu dia.
Tenho a nítida sensação de ter um interruptor dentro de mim que muda do modo OFF para o ON em frações de segundo.


1) Brigadeiro: a primeira vez que reparei o poder desse doce sobre mim foi quando um dia em que estava reclamona, chorona e desanimada, resolvi comer um brigadeiro antes da hora do almoço. Lembro que na ocasião quem estava comigo era minha amada amiga Flavia (e se não me engano a não menos amada Drika tb estava nesse dia, mas se não foi dessa vez, ela ja presenciou algumas vezes o quanto um brigadeiro faz a diferença nos meus dias mais down) e no que eu mordi, comecei a dar risadas, como se algo bom tivesse se apossado de mim.
E é sempre assim, um brigadeiro abre um sorriso fácil e espontâneo em mim

2) Escutar "Like a Prayer" da Madonna: sem exageros, essa música entra pelos meus ouvidos e sai pelos meus póros, alimentando minha alma. A vontade de dançar é incontrolável onde quer que eu esteja, e isso muda completamente meu comportamento. Essa eu não consigo explicar direito, sei la se tem a ver com a letra da música, não sei, só sei que parece mágica. Nenhuma outra música faz isso comigo





Quais são as atitudes que acionam seu modo ON e mudam seu humor na hora


Dicas:
1) Se não se lembrou de algo que te ajude a mudar a vibe instantaneamente, talvez seja um sinal de que está precisando prestar mais atenção em você.
2) Se uma música tem o poder de mexer tanto com você deixe a sempre "à mão" (no pc, no i-pod, na vitrola, na radiola...) você nunca sabe quando vai precisar